COPASA Plano BD Saldado - Empréstimo

CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DO EMPRÉSTIMO

Habilitação
Ser participante ativo ou assistido, bem como pensionista vitalício inscrito no plano COPASA SALDADO, há pelo menos 180 dias e estar em dia com as suas obrigações perante a fundação.

Limites
PARTICIPANTES ATIVOS E COM DESCONTO EM FOLHA: Concessão respeitando a margem de consignação informada pela Patrocinadora e valor máximo de concessão não superior ao à 70% do valor de sua reserva de poupança, somado ao valor correspondente à um salário de participação para o plano previdencial.
PARTICIPANTES NA CONDIÇÃO DE ASSISTIDO PERMANENTE (aposentado ou pensionista): Concessão respeitando o limite de valor de prestação não superior a 25% do valor líquido do benefício de aposentadoria.
PARTICIPANTES NA CONDIÇÃO DE ASSISTIDO TEMPORÁRIO (em gozo de benefício do tipo auxílio-doença ou acidente de trabalho): Valor equivalente a 70% (setenta por cento) da sua Reserva de poupança. Os limites de valor de prestação não serão superiores a 25% do valor do benefício. Para os casos de suplementação paga pela patrocinadora, será necessário apresentar documento de margem consignável que conste também o valor do benefício em vigor.
PENSIONISTAS DO PLANO COM RECEBIMENTO DE SUPLEMENTAÇÃO: Concessão respeitando o limite de valor de prestação não superior a 25% do valor de seu benefício líquido.
PARTICIPANTE MANTIDO INTEGRAL: Valor correspondente a 70% (setenta por cento) da sua reserva de poupança, limitado ao valor máximo de concessão permitido por participante.

Prazos - 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 18, 24, 30, 36, 48, 60, 72, 84, 96, 108 e 120 meses
O prazo máximo para amortização do saldo devedor é de 120 (cento e vinte) meses, considerando os itens a seguir:

• Prazo Máximo - O prazo máximo de concessão para participantes com idade igual ou superior a 81 anos será de 36 meses;
  • Caso o valor solicitado pelo participante seja superior ao correspondente à 70% do valor de sua reserva de poupança, o prazo máximo da concessão será de 36 (trinta e seis) meses;
  • Carência - O participante que atingir idade igual ou superior a 81 anos e possuir empréstimo, só poderá constituir novo mútuo após a quitação do último contrato;
    As reformas dos empréstimos em vigor obedecerão à carência correspondente à metade do prazo da concessão do mutuo;
  • Prazos diferenciados - Implantação da seguinte tabela de prazos máximos:

Encargos
a) Juros: INPC + 0,80% ao mês

Cálculo da Prestação
O saldo devedor do empréstimo será atualizado mensalmente pelo INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado no mês anterior, ou, na falta deste, por outro que seja determinado pelo Conselho Deliberativo da Fundação Libertas e juro de 0,80% ao mês.
As prestações do empréstimo serão calculadas pela Tabela SAC a juro de 0,80% ao mês, podendo haver decréscimo no valor da prestação.

Avalistas
Será exigido avalista para os empréstimos concedidos aos participantes em que não haja possibilidade de consignação, como: MANTIDOS no plano previdencial. Exigências para o avalista: ser participante do Plano Previdencial com possibilidade de consignação em folha de pagamento, ter salário que comporte o desconto referente à prestação do empréstimo e não possuir restrições no cadastro da SERASA.

Outras informações
Acesse www.fundacaolibertas.com.br ou ligue para os telefones 0800.704.3700 ou (31) 2111- 3700