Qual a diferença básica entre benefício definido (BD) e contribuição definida (CD)?

Entende-se por plano de Benefício Definido aquele cujos benefícios programados têm seu valor ou nível previamente estabelecido em Regulamento.

O plano é de caráter coletivo, mutualista.

O benefício não possui relação direta com o montante de contribuições pagas.

Entende-se por plano de benefício de caráter previdenciário na modalidade de Contribuição Definida aquele cujos benefícios programados têm seu valor permanentemente ajustados ao saldo de conta mantido em favor do participante.

O plano é de caráter individual.

O valor do benefício é calculado somente no momento da aposentadoria e dependerá do saldo da conta individual do participante.

O participante inscrito no plano de Contribuição Definida (CD) que possui moléstia grave pode efetuar o resgate do saldo de contas com isenção de IR?

Portadores de doenças graves, reconhecidas por legislação específica, são isentos de IR nos valores recebidos de aposentadoria do INSS e também de aposentadorias recebidas pela previdência complementar. No entanto não há isenção no caso de resgate total dos recursos vertidos ao plano de previdência. Ou seja o participante só estará isento de IR no recebimento de benefício.