A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG é uma empresa criada para desempenhar atividades de fomento complementar ao desenvolvimento do Estado. A CODEMIG tem ações voltadas para a atração de novos investimentos e para a realização projetos e obras, além de atuar no setor de turismo e de ter um importante papel na área de mineração. A CODEMIG surgiu a partir da ampliação da Companhia Mineradora de Minas Gerais - COMIG e da incorporação da CDI - Companhia de Distritos Industriais (patrocinadoras da Fundação Libertas), entre outras empresas.
A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais - COHAB-MG é responsável por executar diretrizes e políticas habitacionais para a população de baixa renda. Possui o grande desafio de buscar alternativas de captação de recursos, visando a reduzir o déficit habitacional em Minas Gerais.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA tem como missão ser provedora de soluções em saneamento mediante a cooperação técnica e a prestação de serviços públicos de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e do desenvolvimento econômico-social. A COPASA é referência entre as demais empresas estaduais de saneamento do Brasil.
O IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária tem como missão exercer no estado de Minas Gerais a defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a qualidade dos produtos ofertados e contribuindo para a preservação da saúde pública e do meio ambiente.
A Minas Gerais Administração e Serviços S/A - MGS é uma empresa pública e atua nas áreas de serviços gerais, locação de mão-de-obra e administração de contencioso trabalhista, entre outras atividades afins.
A Fundação Libertas é uma entidade fechada de previdência privada, resultado da fusão das antigas entidades Previcaixa - Fundação de Seguridade Social da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais e Fundasemg - Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais. A Fundação Libertas é patrocinadora do Plano Previdencial de seus empregados.
A PRODEMGE - Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais tem a missão de prover a Administração Pública de competência tecnológica para uma gestão efetiva. Os objetivos finais do trabalho da Prodemge são a racionalização da máquina pública e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.