Resultados positivos do PDVI Copasa

Criado em em: 24 de fevereiro de 2016 / Atualizado em: 24 de fevereiro de 2016

A Libertas tem a satisfação de divulgar os resultados preliminares do trabalho que está sendo desenvolvido pela Fundação simultaneamente ao Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI) da Copasa.

A iniciativa, que tem por objetivo fornecer aos participantes informações fundamentais para uma tomada de decisão segura, conta com canais diversificados de comunicação, como palestras, posto de atendimento presencial dentro da Copasa, linhas telefônicas de exclusivas e um
hot site específico (página eletrônica) para o grupo elegível ao PDVI. Além disso, a Libertas também tem prestado atendimento na sede do Sindágua, onde as rescisões de contrato de trabalho são homologadas.

Reportando-nos à matéria Cuidado com o canto da sereia da previdência aberta (PGBL), divulgada na edição de janeiro/16 do jornal De Olho na Libertas, o participante elegível ao PDVI da Copasa deve prestar muita atenção ao que lhe é oferecido por bancos e seguradoras, e sempre desconfiar das promessas alvissareiras. Como o participante tem prazo de 60 dias após a rescisão para fazer a sua opção em relação ao plano previdencial, fica o alerta: não decida sobre o seu futuro sem antes consultar a Libertas.

Para a Fundação, as ações de comunicação empreendidas já alcançaram bons resultados para os planos patrocinados pela Copasa, uma vez que, considerando cerca de 300 homologações ocorridas até o final de janeiro, 70% dos participantes desligados já procuraram a Fundação para formalizar a sua opção nos planos previdenciais correspondentes. Desse total, 80% decidiram permanecer na Libertas e requerer o seu benefício. Muitos assistidos, inclusive, já estão recebendo pagamento desde janeiro.

Destaca-se, ainda, que os movimentos relativos a resgates e portabilidades totais dos recursos se concentraram no Novo Plano Copasa, tendo, no entanto, ocorrido, concomitantemente, o requerimento do benefício no Plano Saldado.

Tais resultados evidenciam a essência do caráter previdenciário, visto que, após contribuir durante anos para um futuro mais tranquilo por meio da Libertas, o participante deve tomar muito cuidado para não colocar em risco o patrimônio que acumulou para a sua proteção e a da sua família.

É preciso ter em mente que a visão de curto prazo pode vir a comprometer todo o planejamento de uma vida, já que o esforço maior já foi realizado —formar a poupança previdenciária—, o que faz muita diferença neste momento de instabilidade na economia. Assim, buscar preservar o benefício para os próximos anos é o grande objetivo da Libertas, de seus participantes e patrocinadores.