Recálculo de renda dos planos CD é realizado anualmente

Criado em em: 6 de junho de 2018 / Atualizado em: 6 de junho de 2018

[foto1]Nos planos previdenciais da modalidade Contribuição Definida (CD), administrados pela Libertas, é o participante quem define a forma de receber o seu benefício. A opção pela Renda Mensal por Prazo Indeterminado indica que o participante busca uma proteção perene, para toda vida, o que ratifica o objetivo primordial de um plano de previdência complementar.

Por se tratar de uma Renda Mensal por Prazo Indeterminado, há a necessidade de acompanhamento permanente do saldo de conta do participante, no sentido de assegurar-lhe a proteção desejada.

É por esse motivo que a Libertas, anualmente, realiza o recálculo atuarial da Renda por Prazo Indeterminado, o que se dá por meio de método matemático, simulações financeiras, econômicas e estudos estatísticos.

Nesse processo, pretende-se verificar se há equilíbrio entre o saldo de conta acumulado, o perfil do assistido (idade, sexo e, em especial, a evolução da expectativa de vida, entre outras características) e as projeções de pagamento do benefício, considerando tratar-se de prazo indeterminado.

Dessa forma, conforme disposto nos respectivos regulamentos, a Libertas realizou em maio o recálculo dos benefícios concedidos sob a forma de Renda por Prazo Indeterminado dos aposentados e pensionistas dos Planos CohabPrev, Novo Plano Copasa e CDPrev (empregados da Fundação). No caso do CodemigPrev, esse recálculo atuarial será realizado em outubro, de acordo com o regulamento do Plano.

Renda Certa Linear/ProdemgePrev – Também foi realizado em maio o recálculo dos benefícios concedidos sob a forma de Renda Certa Linear, conforme previsto no regulamento do Plano ProdemgePrev. O objetivo do recálculo também é a verificação de equilíbrio entre o saldo de conta do assistido e o prazo remanescente, de acordo com o tempo escolhido para percepção do benefício à época de concessão. A taxa de juros vigente é um dos fatores considerados nesses estudos.

Boa notícia – De forma geral, os benefícios cuja renda foi recalculada tiveram variação positiva, principalmente devido ao bom desempenho dos investimentos da Libertas no período de recálculo.