Presidente do ICSS visita a Fundação Libertas

Criado em em: 7 de maio de 2015 / Atualizado em: 7 de maio de 2015

Em 27 de abril, a Fundação Libertas recebeu a visita do presidente do Conselho Diretor do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), Vitor Paulo Camargo Gonçalves, e foi recepcionado pela Diretoria Executiva, em uma reunião preliminar. Posteriormente, ao participar de um encontro com os gestores da Fundação e o presidente do Conselho Deliberativo, Helter Verçosa Morato, o presidente do ICSS afirmou que o Instituto tem visitado as entidades fechadas de previdência complementar para apresentar suas propostas e os desafios que tem pela frente, oportunidade para fomentar o relacionamento entre as instituições.

Nesse encontro, foram debatidas algumas sugestões para a atuação do ICSS, como no caso da oferta de cursos a distância, para reduzir os custos da certificação, e a necessidade de modernização do site do Instituto, visando a melhorias importantes em sua navegabilidade. Ao afirmar que essas ideias já estão em estudo, o presidente do ICSS deu outro exemplo de proposta que também está sendo avaliada, que é a segmentação do processo de certificação por categoria ou atividade profissional. Assim, os esforços seriam concentrados na validação do conhecimento específico e necessário para o desempenho do cargo em questão, concluiu Vitor Paulo.

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo, Helter Verçosa Morato, ratificou a importância da preparação técnica para o exercício de cargos e funções nas entidades fechadas de previdência complementar, destacando que, no caso dos conselheiros deliberativos e fiscais, a certificação veio consolidar uma mudança de cultura, o que tem contribuído para o fortalecimento do Sistema.

Por fim, o diretor-presidente Edevaldo Fernandes da Silva evidenciou que a parceria entre o ICSS e as entidades deve ser estimulada, pois resulta em benefícios a todos os atores que lidam com a Previdência Complementar. O título de profissional certificado é muito importante, pois ratifica a tomada de conhecimento e a competência técnica para o exercício de determinado cargo. No entanto, ressalvou o diretor-presidente, mais relevante ainda é a mudança de atitude dos gestores previdenciários, que passam a ter a responsabilidade da especialização e crescimento permanentes, para a otimização dos seus atos na entidade.