Plano Multi-Instituído da Libertas: primeiros convênios são firmados

Criado em em: 30 de julho de 2018 / Atualizado em: 30 de julho de 2018

[foto1]Tema recorrente dos debates que têm alimentado as oficinas do Planejamento Estratégico da Libertas desde a sua implementação em 2015, a oferta de um plano multi-instituído da Fundação torna-se realidade a cada dia. Após meses de estudos técnicos e de viabilidade, simulações e análises de mercado, com a participação de profissionais de diversas disciplinas, entre consultores, especialistas e equipe interna, o regulamento do Plano Multi-Instituído da Libertas foi consolidado e tem sido pauta de apresentações às entidades representativas vinculadas aos participantes e assistidos da Fundação.

 

Em alguns casos, já foram firmados os respectivos convênios de adesão, instrumento legal que antecede o efetivo lançamento do Plano:

– ATC – Associação dos Trabalhadores da Codemig

A presidente da ATC, Rafaella Christina Gomes falou sobre a expectativa em lançar a novidade aos associados. “A ATC foi surpreendida positivamente ao ser convidada pela Libertas para firmar uma das primeiras parceiras ao Plano Multi-Instituído. Vai ser uma surpresa divulgar esse projeto extensivo aos familiares”, frisou ela durante a assinatura do convênio na Libertas, em 13/7. A ATC possui atualmente 264 associados e 337 dependentes.

– SINDÁGUA-MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais

O sindicato que congrega a maior representação de empregados da Copasa, com aproximadamente 7.500 sindicalizados, também faz parte do futuro da Libertas. “O Plano Multi-Instituído está em sintonia com a conjuntura nacional e mundial que passa os fundos de pensão e fortalece e garante o futuro dos planos administrados pela nossa Fundação”, reafirmou o presidente do Sindágua-MG, José Maria dos Santos. A assinatura do convênio de adesão aconteceu na sede da Libertas, em 20/7.

Waltencyr de Souza, coordenador do Departamento dos Aposentados e Pensionistas nas Empresas de Saneamento do Estado de Minas Gerais (DEAPES), já é um multiplicador do Plano Multi-Instituído da Libertas. “Há tempos já buscamos para o Sindágua esse olhar de proteção para o grupo associativo, em que pudesse ser oferecido, também, aos nossos familiares. Já podem considerar-me o participante número um, e ainda contarem com as inscrições de meu neto e minha esposa.

O Sindágua-MG representa trabalhadores de empresas como a Copasa, Copanor, Águas Minerais, Foz do Brasil, Saae e Globaltex.

Na foto, a partir da esquerda, Waltencyr de Souza, coordenador do Deapes, Cláudia Balula, diretora de Seguridade Social, Edevaldo Fernandes, diretor-presidente, José Maria dos Santos, presidente do Sindágua-MG, e Welinton Rais da Silva, conselheiro deliberativo suplente, representante eleito pelos participantes da Copasa.

– SINFFAZFISCO – Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais

“A adesão ao plano de previdência será a melhor e a maior oportunidade já dada à categoria pelo sindicato. É muito importante que o servidor planeje seu futuro, para evitar passar por dificuldades no momento em que mais precisa. A proposta da Fundação Libertas preenche essa lacuna, fazendo com que, ao final da carreira no serviço público, ele não perca o padrão de vida que conquistou na atividade”, comemora o presidente Hugo Rene de Souza, durante a assinatura do convênio de adesão ao Plano, na sede da Libertas, em 25/7. O Sinffazfisco possui mais de 3.000 filiados, entre ativos, aposentados e pensionistas, mas alcança 10 mil beneficiários com as parcerias extensivas aos familiares.

– AECO – Associação dos Empregados da Copasa

A associação presta assistência a 10.382 filiados, entre empregados e aposentados da Copasa, da Copass Saúde e os próprios trabalhadores da AECO. “O convênio possibilitará aos nossos associados e seus agregados usufruírem dos benefícios da Previdência Complementar para realizar seus sonhos, desde a realização daquela almejada viagem à garantia dos estudos dos filhos. Com essa iniciativa, a AECO cumpre seu objetivo social de zelar pelo bem-estar dos seus associados e suas famílias, não só no presente, mas também no futuro”, frisa a presidente da AECO, Luciana Caribé, durante a assinatura do convênio em 26/7.

Em entendimentos para novos convênios a serem firmados, destaque para as entidades:

– ASSIMA – Associação dos Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária

A associação possui 850 associados, entre servidores ativos e aposentados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Já era um desejo repetir o relacionamento com a Fundação por conta da parceria à época em que a Libertas era o nosso fundo de pensão. Então, para o lançamento do plano previdenciário aos associados e extensivo aos seus familiares, a expectativa é termos a melhor taxa de adesão possível, principalmente por ser um investimento mais vantajoso do que os oferecidos em bancos e seguradoras, celebra o presidente da Assima, Marco Vale.

– ASSEPEMGS – Associação dos Empregados Públicos Estaduais da MGS

É a representação dos trabalhadores da MGS, que tem discutido com a Fundação Libertas as questões previdenciárias dos empregados.

– APÓS-PRODEMGE – Associação dos Aposentados da Prodemge

A Após-Prodemge contempla aposentados da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Foi fundada em 2005 e possui 131 associados.

– SINDADOS – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais

O Sindados é o sindicato que congrega trabalhadores da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Foi fundado em 1985 e possui 938 associados. O Sindicato congrega também inúmeros outros empregados das diversas empresas de serviços de informática.

A possibilidade de assegurar cobertura previdenciária a seus familiares tem despertado grande interesse de nossos participantes e assistidos, pois se sentem estimulados a estender a seus entes queridos os ganhos e resultados que têm por meio da Libertas. É a melhor forma de planejar e realizar os seus projetos de vida, de maneira segura e organizada, afirmou Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente da Libertas.

Para Cláudia Balula, diretora de Seguridade Social da Fundação, a expectativa inicial de adesão ao Plano Multi-Instituído é de cerca de 30 mil beneficiários, número que expressa a oportunidade de a Libertas atender a uma demanda antiga dos nossos participantes, que reconhecem a importância do seu plano de previdência, tanto para proteção individual quanto familiar.

A Libertas continua apresentando o seu Plano Multi-Instituído a outras entidades de classe, que veem a oportunidade de fortalecer o vínculo com seus associados a partir da oferta de uma cobertura previdenciária de qualidade, baixo custo e administrada sem fins lucrativos.

Para a diretora Administrativa e Financeira, Eugenia Bossi Fraga, a gestão de investimentos da Libertas é baseada em quatro diretrizes fundamentais – técnica, governança, segurança e resultados –, que asseguram à Fundação um planejamento qualificado de ações evolutivas, tanto para o aperfeiçoamento de processos e de sua prestação de serviços, quanto para a oferta de novos produtos de Previdência Complementar, como é o caso do Plano Multi-Instituído.

Segundo Edevaldo Fernandes da Silva, o Plano Multi-Instituído da Libertas é extremamente flexível e foi desenhado para se adaptar a cada plano de vida, que tanto pode ser um benefício de aposentadoria quanto para custear a faculdade do filho ou neto, ou até mesmo um curso no exterior. Outros objetivos passíveis de implementação: casa própria; custeio da saúde; planos voltados para os filhos ou realizações pessoais; e, principalmente, o planejamento da aposentadoria, no ciclo pós-emprego.

Por meio do Plano Multi-Instituído, a Libertas se habilita a apoiar o sonho ou projeto de vida de milhares de trabalhadores mineiros, concluiu o dirigente.