Plano Copasa Saldado: Plano de Equacionamento é aprovado

Criado em em: 21 de dezembro de 2017 / Atualizado em: 21 de dezembro de 2017

A Fundação Libertas comunica a aprovação nessa terça-feira, 19, do plano de equacionamento de déficit do Plano Copasa Saldado, no valor de R$ 20 milhões, que tem por objeto dar mais segurança à cobertura previdenciária de participantes e assistidos (aposentados e pensionistas) e à própria patrocinadora. A cada um desses destinatários caberá uma responsabilidade, conforme percentuais e valores apresentados abaixo:

Patrocinadora
: 48,4309%; valor: R$ 9.686.172,98

: 12,4847%; valor: R$ 2.496.934,58

Assistidos
: 39,0845%; valor: R$ R$ 7.816.892,44

: 100%; valor: R$ 20.000.000,00

Obs.:

a) Participantes: ativos em 31/12/2016 e na futura inatividade

b) Assistidos:
aposentados e pensionistas em 31/12/2016

As contribuições extraordinárias vão ser aplicadas sobre o
benefício saldado de participantes e assistidos e serão cobradas a partir de janeiro de 2018, de acordo com os seguintes percentuais:

: 1,1793%  e  Assistidos: 1,3005%

A patrocinadora Copasa será responsável por
93,9144% sobre o total das contribuições extraordinárias mensais pagas pelos participantes e assistidos.

Aprovado pelo Conselho Deliberativo, órgão máximo de deliberação da Fundação e composto por representantes dos participantes, assistidos e patrocinadora, o plano de equacionamento de déficit do Plano Copasa Saldado tem sido divulgado desde o final de outubro por meio de apresentações realizadas na sede da Copasa, na unidade do Cercadinho, em superintendências no Estado e na própria Libertas.

Tais iniciativas, que visaram transparecer o processo de reequilíbrio do Plano Copasa Saldado, serão novamente realizadas a partir da primeira semana de janeiro para participantes e assistidos. Além dessas apresentações, a Libertas também elabora uma publicação específica sobre o assunto, a ser divulgada até 10 de janeiro, com os principais pontos de interesse para participantes e assistidos. Assim, a Fundação pretende universalizar o processo de reequilíbrio do Plano entre os principais interessados.

Para tirar dúvidas sobre o plano de equacionamento de déficit do Plano Copasa Saldado, a Libertas disponibilizou um canal de atendimento exclusivo por meio do telefone
0800 704 3700 (opção 3). Desde novembro, foram 30 ligações e atendimentos para esclarecimentos sobre o tema.

Mais informações também podem ser obtidas presencialmente na Central de Atendimento da Fundação e ainda na seção de Autoatendimento do portal (www.fundacaolibertas.com.br), onde os participantes do Plano Copasa Saldado têm acesso ao valor do benefício saldado atualizado, para cálculo da contribuição extraordinária. Veja alguns exemplos de cálculo da contribuição extraordinária no arquivo anexo (link abaixo).