Parabéns pelo Dia das Mulheres!

Criado em em: 8 de março de 2016 / Atualizado em: 8 de março de 2016

Saudar a vocês, Mulheres (mães, amigas, irmãs, esposas, filhas, companheiras, colegas e acima de tudo mulheres), antes de uma convenção social, é um motivo de muito orgulho. Reconhecer o papel que vocês disputaram e conquistaram, a duras penas, nessa nossa sociedade é motivo de grande aprendizado, seja pelas reflexões que nos colocam, seja pela gratidão, pela diversidade e qualidade que isso traz.

Um dia especial para vocês e, principalmente, para nossa sociedade! Nele parabenizamos a luta das Mulheres por respeito, justiça, direito, segurança, remuneração, educação e, principalmente por reconhecimento de sua condição. Reforçamos o debate para que possam ter vez e voz, seja para disputarem um emprego, um amor ou uma posição em qualquer relação; portanto, os mesmos direitos e um mesmo patamar, na condição humana.

As Mulheres representam a maior parcela da população brasileira, da vida acadêmica em nossas Universidades, das diversas categorias profissionais, além de terem assumido o papel de principal esteio para mais de 31% das famílias brasileiras e de possuírem o maior nível de escolaridade; assim, já possuem ampla representatividade.

Hoje é um dia de consciência, visto que estamos distantes do pleno reconhecimento do direito da mulher. O contraponto ao alcance de suas conquistas e que merece reflexão é que no mercado de trabalho, mesmo sendo maioria, vocês ainda representam apenas 30% dos níveis de direção e chefia, possuindo uma renda menor, de 69% comparada à dos homens. Nas relações familiares e sociais ainda seguem sendo o grupo mais atingido. Em 67% das agressões domésticas, têm como agressores seus companheiros; nos transportes públicos temos a questão do assédio e, na política, a sub-representação.

Por sua vez, a representatividade da mulher na força de trabalho da Libertas impressiona. Na Diretoria Executiva, por exemplo, é um privilégio dividir espaço e responsabilidades com as diretoras Cláudia Balula e Eugenia Bossi Fraga. Nos Conselhos, temos 25% da representação, sendo a conselheira Andréa de Pádua presidente do Conselho Fiscal. Na equipe de colaboradores, incluindo terceirizados, a mulher se faz presente em 56% das ocupações, sendo que nos cargos gerenciais e de coordenação representam 52%. Nos planos previdenciais, 26% dos participantes, assistidos e pensionistas são mulheres e nos planos de saúde administrados pela Libertas a representatividade feminina chega a 56% das vidas assistidas. A todas vocês os nossos parabéns e uma saudação toda especial.

Portanto, temos muito por fazer para construir uma sociedade em que vocês mulheres estejam não abaixo e nem acima de nós homens, mas ao lado. Feliz Dia das Mulheres, feliz dia de luta e conscientização, feliz dia de reconhecimento e motivo de todo o nosso
respeito.

Saudações e um grande dia,

Edevaldo Fernandes da Silva –