Outubro Rosa na Libertas

Criado em em: 27 de outubro de 2015 / Atualizado em: 27 de outubro de 2015

Como parte das ações que integram a campanha Outubro Rosa da Libertas, foi realizada nessa sexta-feira, 23 de outubro, no auditório da Fundação, palestra sobre Prevenção Contra o Câncer de Mama, proferida pela Dra. Thaís Abreu de Castro, radiologista, diretora da Clínica Credenciada Radiocentro, em Belo Horizonte, e especialista em mamografia por instituições da Argentina, Brasil e Estados Unidos.

Na abertura do evento, a diretora de Seguridade Social Cláudia Balula afirmou que, para a Libertas, iniciativas como essa integram naturalmente as atividades da Fundação que, além de administrar planos de previdência, também é administradora de planos de saúde, destinados à cobertura assistencial dos grupos familiares vinculados à Prodemge, aos ex-servidores da extinta MinasCaixa e aos próprios colaboradores da Libertas. Para a dirigente, adotar atitudes preventivas é um ato de valorização da vida e o melhor dos mundos é antecipar-se a essa mudança de comportamento por meio do conhecimento. Assim, consolida-se a atenção com a prevenção.

Na plateia, participantes e convidados, conselheiros e colaboradores da Fundação receberam da Dra. Thaís dicas importantes sobre a prevenção contra o câncer de mama e, ao final, ainda puderam esclarecer suas dúvidas em um debate com a especialista. Além disso, o Laboratório São Marcos, credenciado e tradicional parceiro da Libertas, ofereceu aos presentes a oportunidade de medir a pressão arterial e calcular o Índice de Massa Corporal, ali mesmo, em um espaço reservado no hall do auditório. O IMC é um método simples e rápido para se identificar a condição da pessoa em relação a seu peso ideal, o que pode indicar a necessidade de buscar orientação médica.

No folheto disponível ao final desta matéria, há uma síntese das principais dicas de prevenção contra o câncer de mama. E é sempre bom lembrar o que é imprescindível às mulheres a partir dos 40 anos: fazer o exame clínico e a mamografia, conforme indicação médica. Libertas, no mês de conscientização da mulher.