Novembro Azul, artigo de Edevaldo Fernandes da Silva

Criado em em: 20 de novembro de 2015 / Atualizado em: 20 de novembro de 2015

Ser previdente! Ser previdente! Esse chamado deveria ser um mantra para todos nós. Sim, para ter uma vida de qualidade é necessário manter: corpo, mente e espírito saudáveis, daí ser previdente. O chamado é para que atuemos na vida de forma mais respeitosa, frente aos riscos e as situações vividas. Para o corpo já temos as indicações: alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento médico. Para a mente não temos muito segredo: conhecimento em todos os seus vieses (lúdico, formal, experimentações, vivências, aprendizados, criatividade) e para o espírito, independentemente de nossas crenças, ter fé em Deus e acreditar nos seres humanos.

Uau! Pronto, temos uma receita de bolo, a chave para o sucesso ou dez dicas para sermos super-homens. Nada disso! Quando olhamos para essas colocações, o que temos são fatos incontestes que, efetivamente, demonstram como ter qualidade de vida. Na vida real, vemos o quão difícil é manter corpo, mente e espíritos saudáveis. Muitas situações acabam nos tirando dessa rota segura, seja pela dinâmica da vida, o stress, as tentações e, ainda, os pré e preconceitos.

Assim nascem e nasceram campanhas de responsabilidade social e de conscientização que visam chamar, provocar e nos relembrar o quanto distante estamos de uma vida de qualidade.

Com esse preâmbulo, aproveito para chamar todos(as) da Fundação Libertas, das nossas patrocinadoras (CODEMIG, COHAB-Minas, COPASA, IMA, Libertas, MGS e Prodemge) e do Edifício Libertas para participarem da nossa Campanha Novembro Azul.

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização dos homens para a prevenção do câncer de próstata. Um chamado para que todos, isso mesmo, possamos conhecer a doença, os seus riscos e os caminhos para preveni-la.

O câncer de próstata é de fácil combate quando identificado no seu início, devendo, portanto, ser prontamente combatido. Para tanto é fundamental lutarmos contra o preconceito que homens, de um modo geral, têm em relação aos exames e tratamentos da doença.

O maior preconceito é com o exame de toque. Os homens ainda mantêm uma visão estereotipada e muito jocosa com essa forma de diagnóstico, e isso afasta, muitas vezes, a efetiva verificação de alterações na próstata.  O exame é rápido, não afeta a masculinidade ou a dignidade do homem e serve para mapear, em conjunto com os exames laboratoriais e de imagens, um diagnóstico efetivo.

Com isso, o chamado é para que nós homens, de acordo com a recomendação médica, estejamos cientes e passemos a adotar uma rotina de acompanhamento e de prevenção. O acompanhamento médico é que diz sobre a necessidade (com qual idade) e a periodicidade do exame (que passa a ser contínuo).

Neste mês, a Libertas assume o compromisso de divulgar, chamar e orientar para que tenhamos uma vida melhor e mais saudável, participando da Campanha Novembro Azul. Serão palestras, matérias e atividades que visam provocar os homens a visitarem o urologista, as companheiras para chamar a atenção de seus esposos e a todos para divulgarmos para nossos familiares o Novembro Azul.

Aproveitando a deixa do ser previdente, nós da Fundação Libertas fazemos o chamado aos nossos participantes para que, também, sejam mais previdentes, cuidando também da previdência futura, acompanhando e mobilizando esforços para o futuro previdenciário, acompanhando suas contribuições e possibilidades previdenciárias.

Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente da Libertas