Nota de Esclarecimento sobre o Extrato de Reserva de Poupança

Criado em em: 7 de fevereiro de 2014 / Atualizado em: 7 de fevereiro de 2014

A Fundação Libertas implantou melhorias no Extrato de Reserva de Poupança dos planos BD (Benefício Definido), que passou a demonstrar o valor cobrado a título de despesas administrativas. Trata-se de informação complementar para o participante, pois torna ainda mais transparentes o funcionamento e a operacionalização do seu plano de benefícios. Por meio do novo extrato, fica mais clara e imediata a identificação do valor que foi destinado mensalmente para o pagamento das despesas com a administração do plano, conforme disposto em regulamento.

Esclarecimento importante: para o participante que aguarda o preenchimento das condições de elegibilidade para a sua aposentadoria, o extrato tem agora um dado adicional, que apresenta o histórico dos valores cobrados para a operacionalização do seu plano. No entanto, é preciso lembrar que, em caso de concessão do benefício de suplementação de aposentadoria, não há Reserva de Poupança, assegurada somente àqueles que se desligarem da patrocinadora e do plano. Apenas nessa situação é que a legislação estabelece o direito ao resgate da Reserva de Poupança ou à portabilidade (transferência de recursos acumulados para outro plano de benefícios), caso em que o participante deve considerar o valor líquido da sua Reserva de Poupança demonstrado no extrato.

Fundação Libertas de Seguridade Social