Libertas realiza Programa de Formação em Previdência Complementar

Criado em em: 22 de agosto de 2016 / Atualizado em: 22 de agosto de 2016

A Libertas lançou nesta segunda-feira, dia 22, o Programa de Formação em Previdência Complementar, direcionado a profissionais das patrocinadoras e que abrange os principais aspectos que envolvem os planos de benefícios administrados pela Fundação. O programa será ministrado por dirigentes e técnicos da Libertas e é dividido em módulos.

Na abertura do evento, Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente da Libertas, ressaltou a importância do conhecimento especializado, que facilita a compreensão da gestão dos planos de benefícios administrados pela Libertas, que depende de uma parceria permanente com técnicos das patrocinadoras, principalmente aqueles vinculados às áreas de Recursos Humanos, Saúde, Benefícios e Administração de Pessoal, presentes no treinamento. Estimular o interesse por essa capacitação técnica é uma das prioridades do Programa de Educação Previdenciária e para a Saúde da Libertas, uma vez que esse aprendizado se multiplica internamente entre os participantes, inclusive por meios informais de comunicação, assegurou o dirigente.

Na programação desse primeiro módulo, realizado das 8h30 às 12h30 e dirigido a profissionais da Copasa, Edevaldo Fernandes da Silva apresentou o tema
Previdência Complementar no Brasil, destacando os Sistemas de Proteção Social, Riscos e Incertezas Laborais, Regimes de Previdência Social e Entidades Fechadas de Previdência Complementar, entre outros. Na segunda parte desse primeiro módulo, a gerente Previdencial Izana Maria Furtado de Sant’Anna Sampaio discorreu sobre Aspectos Regulamentares dos Planos Previdenciais Patrocinados pela Copasa.

O módulo II, a se realizar nessa terça-feira (23), abordará os temas
Gestão Atuarial: conceitos gerais e Investimentos em Fundo de Pensão, que serão ministrados respectivamente por Leandro Nicolau do Carmo Lima, gerente de Cadastro e Atuária, e Vandeir Ribeiro Gontijo Filho, gerente Financeiro e de Investimentos.

A programação do módulo III, que ocorrerá em 29 de agosto, contemplará o tema
Análise das Demonstrações Contábeis, a ser apresentado por Vander José Resende Oliveira, gerente Contábil e Tributário, além da exposição de um Estudo de caso, por um dirigente da Fundação.

As ações de Educação Previdenciária da Libertas buscam estimular o aprendizado e a capacitação de participantes e assistidos da Fundação. Nesse Programa de Formação, o foco inicial são os formadores de opinião que atuam diretamente com os participantes ou no suporte à Diretoria da patrocinadora, possibilitando atender dois propósitos:

– formar multiplicadores para qualificar a informação aos participantes;

– possibilitar o acompanhamento e o controle da Copasa sobre os planos previdenciais por ela patrocinados em benefício dos seus empregados, com vistas a atender a Lei Complementar nº 108/2001, que estabelece a responsabilidade de supervisão e fiscalização da respectiva entidade fechada de previdência complementar gestora do plano (Fundação Libertas).