Libertas comemora 38 anos e divulga Planejamento Estratégico

Criado em em: 30 de setembro de 2015 / Atualizado em: 30 de setembro de 2015

Aconteceu nessa segunda-feira a solenidade comemorativa do 38º aniversário da Libertas, com homenagens a participantes e patrocinadoras e a divulgação dos resultados do Planejamento Estratégico 2015 – 2020. Estiveram presentes na solenidade, presidentes e diretores das empresas patrocinadoras, conselheiros deliberativos e fiscais, presidentes e diretores de associações representantes de participantes e assistidos, fundos de pensão de Minas Gerais e associações de classe, entre outros convidados.

Em sua saudação inicial, o diretor-presidente da Libertas, Edevaldo Fernandes da Silva, demonstrou sua satisfação em celebrar o 38º aniversário da Fundação, cujas finalidades prioritárias são assegurar proteção previdenciária e prover assistência à saúde a milhares de participantes, assistidos e beneficiários. Segundo Edevaldo, comemorar a data ao mesmo tempo em que são divulgados os planos da Fundação para o período 2015 – 2020 vincula o passado à construção do futuro e revela uma diretriz de gestão, por meio do chamado a não nos acomodarmos com o simples cumprir de obrigações, pois sempre será possível fazer melhor.

O diretor-presidente da MGS, Carlos Vanderley Soares, falando em nome das demais patrocinadoras, destacou a relevância da aproximação crescente com a Libertas, fundamental inclusive em uma das fases do Planejamento Estratégico. Quanto mais próximos estivermos, patrocinadoras e Libertas, mais eficientes e ágeis serão os encaminhamentos institucionais, o que traz benefícios diretos a participantes e assistidos, afirmou o dirigente.

José Ribeiro Pena Neto, diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e da Forluz, fundo de pensão patrocinado pela Cemig, ressaltou a relevância do olhar institucional de cada patrocinadora da Libertas, que acredita na Previdência Complementar como proteção e segurança indispensáveis a seus empregados. Diante do potencial para a expansão da Previdência Complementar, é preciso reconhecer e valorizar as empresas que já participam do Sistema, declarou José Ribeiro, que preside a mais importante associação nacional que congrega os fundos de pensão.

Nas placas de homenagem aos participantes, havia a seguinte mensagem: Nosso compromisso é construir, a cada dia, um futuro mais seguro para você e sua família. Homenagem da Fundação Libertas, honrada por fazer parte do seu presente.

Para receber essa homenagem em nome dos milhares de participantes, assistidos e beneficiários dos planos previdenciais e de saúde, foram convidados representantes de planos administrados pela Fundação.
Participantes ativos: Antônio Carlos de Moraes (IMA), Bruno Rafael Teixeira (Copasa), Terezinha Muneron (MGS) e Vinícius Bueno Menezes (Cohab Minas); assistidos: Angélica Ceraso (Codemig) e Lourival Alves (Copasa); e beneficiários de planos de saúde: Cláudia Maria Moreira de Abreu e Ismar Ramos Rodrigues (Libertas) e Domingos Lage Martins (Prodemge).

Em seguida, foram entregues as placas de homenagem a dirigentes e conselheiro representante das empresas patrocinadoras, com os seguintes dizeres: Patrocinar plano de previdência complementar ultrapassa a oferta de proteção e segurança a empregados e seus familiares. É contribuir para a construção de um futuro melhor e mais seguro para a sociedade. Homenagem da Fundação Libertas, honrada por administrar planos de benefícios patrocinados por essa empresa.

Em sua apresentação sobre o Planejamento Estratégico, o diretor-presidente Edevaldo Fernandes da Silva fez uma síntese dos trabalhos, destacando suas quatro fases, públicos, diretrizes, mapa estratégico e planos de ação, entre outros pontos. Segundo o dirigente, a solenidade coincide com a quarta fase do PE, que é justamente a de comunicação, transparência e controles, quando será disseminada a cultura do planejamento e implementados os planos de ação, de acordo com os prazos estabelecidos. Além disso, iniciam-se os controles sobre as ações listadas, para acompanhamento e eventual correção de rumos.

Edevaldo Fernandes da Silva reafirmou ainda que em 2016 será realizada a primeira revisão regular do Planejamento Estratégico, o que se repetirá anualmente até o encerramento do ciclo, em 2020. Trata-se de um mecanismo dinâmico de controle, com o objetivo de consolidar todas as ações propostas e os resultados, desejados e efetivos, afirmou o dirigente.

O evento comemorativo foi patrocinado por importantes empresas parceiras da Libertas: ADSPrev – Administração e Desenvolvimento de Sistemas, Gama Consultores Associados, Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária e SulAmérica Investimentos.