Doação de Sangue: Libertas promove conscientização

Criado em em: 7 de junho de 2018 / Atualizado em: 7 de junho de 2018

[foto1]Um dos objetivos do Programa de Promoção à Saúde e de Prevenção de Doenças da Libertas é promover a conscientização sobre temas importantes para a saúde. Hoje vamos falar sobre doação de sangue.

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Desde 2015, o movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil realiza a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Alguns prédios ou monumentos públicos utilizam uma iluminação vermelha para chamar a atenção para doações.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos; algumas complicações leves, como queda de pressão e tontura, muitas vezes estão ligadas à ansiedade..A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450 ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 12 minutos.

No Brasil, o Ministério da Saúde exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor durante o período de janela imunológica de doenças.

Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação.

Requisitos básicos:

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990).

Em Belo Horizonte, para doar sangue você pode procurar o Hemocentro da capital, na Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia –  telefone (31) 3768-4500. Horário de atendimento: segunda a sábado, das 7h às 18h. Telefone 155 – opção 1 ou agendamento on line.

Fonte: Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)