Conheça as novas regras do empréstimo a participante

Criado em em: 30 de agosto de 2013 / Atualizado em: 30 de agosto de 2013

A partir de 1º de setembro, a concessão de empréstimo a participantes e assistidos da Fundação Libertas sofrerá mudanças importantes e trará muitas vantagens para os mutuários, incluindo custos menores. Em primeiro lugar, a taxa de juros mensal foi reduzida de 1,0% am para 0,80% am, além da correção monetária pelo INPC. Outra mudança significativa foi a extinção da cobrança de taxa de administração no ato da liberação do crédito.

Também foi alterada a forma de cálculo das prestações. A Tabela Price foi substituída pelo Sistema de Amortização Constante, mesmo modelo adotado pela Caixa Econômica Federal para cálculo das prestações de financiamento imobiliário. Pelo SAC, o valor da prestação é decrescente.

O prazo de concessão foi estendido para 72 meses e seguirá agora uma tabela de conformidade com a faixa etária. Esse dispositivo vai ao encontro das boas práticas de educação financeira, pois induz à redução gradativa de endividamento e dá mais segurança para participantes e assistidos.

De acordo com a Gerência Financeira e de Investimentos, responsável pela elaboração das novas regras, submetidas e aprovadas pelo Comitê de Investimentos da entidade, o principal objetivo das atualizações periódicas dessa regulamentação é trazer novos benefícios para o mutuário, tornando o empréstimo mais atraente.

Para Edson Paolucci, diretor Administrativo e Financeiro, o interesse da Fundação Libertas é operacionalizar a carteira de empréstimo com melhorias crescentes, tornando-o cada dia mais vantajoso para participantes e assistidos, por se tratar de um investimento que se reveste de importante papel social.

As novas regras para a concessão de empréstimo estão disponíveis neste portal, onde o interessado também terá outras informações importantes, ao clicar no submenu correspondente ao seu plano de benefícios (Menu Principal / Planos Previdenciais). Leia também o
Guia rápido (link abaixo). Para os formulários, acesse a seção Autoatendimento.

Em caso de dúvida em relação à nova regulação, ligue para a Gerência de Cadastro e Relacionamento com o Participante:
0800 704 3700 ou (31) 2111-3700.